CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


domingo, 29 de março de 2015

QUEM É PAI JUVÊNCIO DA BAHIA? - ORIENTADOR ESPIRITUAL DO LIVRO "ENCANTOS DE UMBANDA" - LANÇAMENTO EM ABRIL.



LIÇÃO DE UM PRETO VELHO JUREMEIRO
Pai Juvêncio da Bahia

    "Filho meu, pé que dá fruta é o que mais leva pedrada. Nunca revide e se for falar algo, cuida para que as palavras que saírem de tua boca sejam mais proveitosas que o silêncio. Em contrário, mantenha-se calado, pois as duas orelhas que Olorum deu ao homem são para ele ouvir mais e falar menos."

* * *



QUEM É PAI JUVÊNCIO DA BAHIA?
- ORIENTADOR ESPIRITUAL DO LIVRO "ENCANTOS DE UMBANDA" - LANÇAMENTO EM ABRIL.

     Pai Juvêncio da Bahia é um preto velho iniciado na Jurema Sagrada.
    Em sua última encarnação, nasceu em Salvador. Como seus pais eram adeptos do Candomblé, em tenra idade foi iniciado nesta religião, tendo acesso ao conhecimento das tradições da magia com os Orixás pertinentes ao complexo sistema nagô. Em idade adulta, já “feito” no culto, considerado sacerdote pronto, por discordância com os sacrifícios animais, que muito o entristeciam, resolve mudar-se para Recife, para trabalhar como “mestre” de embarcação fluvial, função que já desempenhava esporadicamente na Bahia.
      Em Pernambuco, teve contato com a Jurema Sagrada, sendo tocado profundamente pela simplicidade e força da sua ciência. Em menos de 10 anos, consagrou-se Mestre Juremeiro, tendo sido “tombado” – iniciado e juremado —, conduzido diretamente pelo Astral, concomitante ao pertencimento a uma comunidade terrena.
      É espírito simples, direto, alegre, respeitoso, educado, gentil e matreiro, de muito conhecimento das folhas, pois seu pai carnal era Babalosaim – sacerdote das folhas consagrado ao Orixá Ossaim —, e ele mesmo o foi posteriormente, tendo se tornado “famoso” por seu conhecimento como erveiro no mercado central de Salvador, no qual sua família tinha uma banca. Exímio pescador e marinheiro, erveiro curador, é muito prático nas demandas pesadas, nos trabalhos de desmanchos.
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