CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

LANÇAMENTO: Aromatizadores Florais dos Orixás - com Floral de Minas.


Os Aromatizadores Florais dos Orixás foram criados a partir da observação do comportamento e da personalidade dos seres humanos, filhos dos Orixás, para auxiliar no processo de autoconhecimento e para equilibrar as energias que podem estar desqualificadas, ou seja, a pessoa esteja vibrando na escassez ou no excesso de energia do Orixá.

No terreiro, podem ser usados nos preceitos e nos passes; em casa para os que se identificam com as vibrações do Orixá.

A escolha do óleo essencial para compor o aromatizador é de suma importância, pois ele deve trabalhar exatamente as energias de vibração de cada Orixá e em conjunto inclui-se o Floral de Minas indicado para atuar no físico, etérico, emocional e mental. A união do óleo correspondente com o Floral de Minas, potencializam as energias e o uso indicado correspondente, trazem bem-estar, alívio, serenidade e lucidez!



Oxum – Orixá do amor-doação, equilíbrio emocional, concórdia, complacência e fertilidade. Os filhos de Oxum geralmente são serenos, altamente intuitivos.
Possuem uma força de penetração na natureza humana fora do comum; são psicólogos natos.
Preocupam-se com a higiene pessoal e a aparência, gostam de estar bem perfumados; bem vestidos!
Apreciam as coisas boas da vida, vibrando na riqueza de valores de caráter e de bens.
No aspecto negativo, tendem a insatisfação; não esquecem as ofensas e nem tampouco a traição, agarrando-se às lembranças e recordações do passado.

Óleo de Flores do Campo – (Aroma adocicado). Harmonização interior.  Promove bem-estar e equilíbrio; é calmante.  
“Tudo está certo, como está”!
Atua também na limpeza energética do ambiente, trazendo satisfação e realização.



Oxóssi- É o Orixá caçador de almas! O conselheiro. Corresponde à nossa necessidade de saúde, nutrição, energia vital e equilíbrio fisiológico, num trabalho constante de crescimento e renovação. Prosperidade, fartura, liberdade de expressão, são seus pontos marcantes. Criatividade e artes!
Seus filhos são inteligentes, graciosos, têm uma curiosidade e senso de observação de grande penetração.
Simbolicamente é o caçador solitário que entra na mata! Apresentam uma propensão natural para desbravar o desconhecido; por isso são pioneiros em novos projetos e métodos de trabalho. De grande sensibilidade, possuem qualidades artísticas. Por sua estrutura psíquica emotiva, com frequência “precisam se isolar para refazer as energias”.  Vivem com dinamismo e otimismo, e são ligados a todos os tipos de artes.
No aspecto negativo da energia, vivem de ilusões, podendo vacilar no que desejam realizar. Por vezes, demonstram uma “vontade de nada fazer”, que pode ter conotação de preguiça.

Óleos Essenciais de:

 Alecrim/Rosmarinus Officinalis (Aroma quente e vigoroso) – Renova e reanima o entusiasmo pela vida, colabora com o redespertar da criatividade. Estimulante circulatório, dos nervos e da mente. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração. Atua contra a fadiga do coração e elimina a letargia.
Combate a apatia e a melancolia. A inalação do Alecrim proporciona longevidade.

Hortelã/Menta Piperita (Aroma de potência fria, revigorante e refrescante para a mente, o corpo e o espírito). Revigora e refresca a mente cansada e exaurida por pensamentos inadequados, desnecessários e improdutivos. Limpa dúvidas. Estimula a formulação de ideias construtivas e saudáveis.  Atua nos sistemas respiratório, digestivo, nervoso e circulatório e possui ações estimulante, diaforética (promove sudorese), carminativa; harmoniza o sistema nervoso e também é analgésica. Ajuda nos processos de gripes e resfriados (antiviral).
É tônico e estimulante digestivo. Indicado para dores de cabeça geradas por distúrbios digestivos e/ou por tensão mental. Bronquites, Sinusites, Muco, Asma, pressão interna na região pulmonar e sensação de sufocamento. Disbiose intestinal, Colite e Síndrome do Intestino Irritado.
Este óleo de Hortelã concede-nos compreensão tranquila para o mental. Quando estamos pensando que tudo está perdido, este aroma refrescante nos energiza colocando-nos em contato com nosso “Eu Interior”, o Divino que habita em nós. É excelente para desbloquear emoções que estão represadas, principalmente a raiva.

Limão/Citrus Limonum – (Aroma profundamente refrescante e cítrico com toque verde mais suave).
Atua na tomada de decisão com tranquilidade e certeza de que foi escolhido o caminho certo. O limão é sempre indicado para ser espargido ao redor ou próximo a mesa dos que executam trabalho intelectual. Atua no desbloqueio e na liberação de energias emocionais nocivas, como a raiva e o ressentimento que vem acompanhado de amargura e uma rançosa acidez.
Limpa e purifica, promovendo verdadeira faxina no canal de acesso à parte Divina do Ser, concedendo liberdade para que as experiências espirituais e meditativas sejam vivenciadas em profunda paz!




Iansã – Orixá que tem por atributo o movimento e a mudança; necessidade de deslocamento, transformações materiais, avanços tecnológicos; luta contra as injustiças e a flexibilidade – o chamado jogo de cintura.
Seus filhos se caracterizam por certa inquietação e pelo raciocínio rápido e pela agilidade mental.
O psiquismo de Iansã é propenso à oralidade, à educação, à orientação, mas não se deixa prender a tarefas rotineiras e repetitivas. Precisam colocar em prática sua garra e impetuosidade diante do novo, como as nuvens nos céus que mudam constantemente de formato, moldando-se aos ventos.
Nos aspectos que precisam ser trabalhados, encontramos o agir sem pensar, a impaciência e a culpa. Podem desenvolver doenças relativas ao aparelho cardiorrespiratório, como angina e dores no peito; bronquite e asma.

O óleo essencial de Hibiscus/ (Possui aroma marcante) que estimula as faculdades criativas, higieniza e clareia a mente trazendo uma sensação de relaxamento.  
Auxilia nos processos de aprendizado; falta de atenção.
É estimulante e energizante. 



 Yemanjá- Orixá que tem por atributo o respeito e o amor; desperta a grande mãe em cada um, a percepção de que podemos gerar “vida” e de que somos co-criadores com o Pai. Estimula-nos ao amor maternal, sem apego, fazendo com que seus filhos sejam cidadãos do mundo. Os filhos de Yemanjá podem ser imponentes, majestosos, dignos, calmos, sensuais e fascinantes (o canto da sereia). Tendem a ser ciumentos e possessivos com as pessoas que amam.
A prosperidade e a abundância em todos os sentidos; acolhimento e zelo; sentido de união, humanitarismo, criatividade e progresso (evolução).
Na saúde podem apresentar distúrbios renais que acarretam prejuízos à pressão arterial; tendem a manifestar alergia a lugares fechados e rinite alérgica ou asma. Seus pontos fracos são as glândulas suprarrenais e o aparelho reprodutor.
“Quando o pescador não pode ir ao mar.... ele conserta suas redes!”

Óleo Essencial de Rosas Aroma calmante e harmonizador e também notas verdes e florais que dão um toque de frescor... amanhecer.
Desde o Antigo Egito a rosa é utilizada por suas propriedades curativas. Do ponto de vista metafísico, deveríamos aproveitar as qualidades espirituais que o óleo essencial da rosa auxilia a desenvolver, através de seu perfume abrindo e harmonizando nosso chackra cardíaco e em conjunto os demais chackras.   É nesse óleo que está quintessência, mas somente se ele for natural. Estimula em nós a polaridade positiva da Força Vital, ao mesmo tempo em que desperta a consciência psíquica de nosso ser.

A quintessência da roseira está na rosa, na flor. As propriedades tônicas da rosa se exercem muito bem sobre o tubo digestivo e suas funções vitais, e esta ação propaga por contiguidade às glândulas do pâncreas, do fígado, do baço, cujas secreções são fortificadas sem serem aumentadas. Os tônicos fortalecem também o coração e a sua eficiência, como também os vasos sanguíneos. 

Bibliografias consultadas: Umbanda pé no chão- Norberto Peixoto/Ramatis (Ed. Conhecimento).
Guia prático de Aromaterapia- Shirley Price- (Ed. Siciliano)

Aromaterapia- A cura pelos óleos essenciais – Marcel Lavabre (Ed. Nova Era)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics