CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ramatís é a favor da codificação da Umbanda ou da unidade na diversidade religiosa???



Entenda os motivos dentro do atual contexto de época que impossibilitam a codificação da Umbanda, que já foi tentada anteriormente e fracassou. No atual momento planetário já temos religiões demais "codificadas" e a consciência coletiva no Brasil amadurece gradativamente para que possamos exercitar o amor e a fraternidade sob a égide de uma mesma religião universalista - Umbanda - conquistando-se uma unidade mínima de fundamentos e objetivos - essência una - em comum vivenciada numa saudável diversidade de formas rituais e litúrgicas nos terreiros. Naturalmente os pontos em comuns e convergentes caracterizarão uma "epistemologia umbandista", harmônica, sem que uma parte - escola ou autor - se imponha sobre o todo da religião, sobressaindo-se a união e o respeito nas diferenças. Também naturalmente os pontos da "doutrina" de Umbanda  vão se solidificando no tempo desbastando o inusual, o incomum e o inusitado frente à "doutrina" que ganha corpo e se fortalece a cada dia, sendo a mudança a única "tradição" pétrea, logo constante, numa religião que foi criada para se manter viva no tempo adaptando-se as comunidades que a ela se vinculam por afinidade e reciprocamente fazem da religiosidade despertada no íntimo de cada ser o "alimento" para o espírito imortal. Inquestionavelmente, o ponto em comum que se sobressai na maioria absoluta dos templos, terreiros, barracões e casas de axé umbandistas da atualidade é Jesus, bastando olharmos para os altares - congás ou pejis - de cada um(a) para constatarmos esta convergência doutrinária.
NORBERTO PEIXOTO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics