CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Revelações da realidade psíquica do homem


Pergunta: - O álcool seria um elemento revelativo da realidade psíquica do homem? Há homens pacíficos e bem intencionados, que se tornam hostis, irritáveis e violentos sob a ação do álcool, pois revelam algo psíquico além de uma simples excitação nervosa emotiva!
            Ramatís: - Quantas criaturas tímidas, pacíficas, que jamais beberam, irritam-se e se desmandam em ofensivas insultuosas, quando alguém lhes fere o amor-próprio e lhes causa prejuízos inesperados? Isso demonstra que as qualidades como os defeitos do espírito não se evidenciam à flor da pele, mas se revelam de acordo com as circunstâncias e situações favoráveis ou desfavoráveis no intercâmbio das relações humanas. O homem ainda não se conhece a si mesmo; e por isso é primaríssimo no comando de suas emoções, vivendo mais as surpresas, as paixões e violências recalcadas quando provocado na sua personalidade humana!

            Só espíritos do quilate de um Francisco de Assis, Buda, Vicente de Paulo, Ramana Maharshi, Gandhi ou Jesus, mostram a realidade de sua alma à flor da pele, sem mistérios ou negaças! O homem é um grande dissimulador de sua realidade psíquica e age conforme as circunstâncias; no entanto, há momentos em que não consegue frenar a carga emotiva do espírito; e malgrado todo o seu cuidado para evitar o ridículo ou o julgamento alheio desfavorável, ele revela a verdadeira individualidade oculta!
            É o caso do bêbedo, que afrouxando o controle psíquico por efeito da ação tóxica e entorpecente do álcool, então, a sua mente decai para a freqüência vibratória da faixa animal, onde dominam as paixões e os impulsos desordenados da cólera, violência, agressividade ou lubricidade. Há homens pacíficos, tímidos e gentis, que depois de embriagados tornam-se insuportáveis no lar, nas suas relações sociais, e desfazem longas amizades ao abrirem as comportas do "eu" inferior. A bagagem inferior, animal, fragilmente represada pela consciência em vigília, emerge sob o tóxico alcoólico e vem à tona o residual detestável. A criatura mal reprimida em suas paixões pelas convenções sociais e advertências religiosas, sob a ação do álcool liberta-se, revelando a autenticidade da sua formação espiritual.
            Embora seja mais raro, sob o transe alcoólico pode emergir a memória psíquica do passado e perigarem as relações entre os componentes da família, ao reconhecerem-se, espiritualmente, nas diversas condições de vítimas ou algozes do pretérito. Sob a ação etílica identificam-se ou se pressentem velhas inimizades; avivam-se ódios, vinganças e despeitos ainda latentes no seio da alma! Assim dominam insultos e ódios, pois enquanto o espírito do homem flutua no corpo embriagado, a sua percepção e memória psíquica aumentam, abrangendo fatos que viveu noutras vidas. Então reconhece, intuitivamente, os seus desafetos disfarçados sob o organismo consangüíneo. 67
           
67 - O uso da cachaça, ou marafo, na Umbanda, ajuda o espírito do médium a emergir do corpo e assim ligar-se às entidades evocadas para os trabalhos de "despacho". Conhecemos um acontecimento trágico em família de nossa convivência, em que o pai e o filho, ambos profundamente embriagados em noite de Ano Novo, mataram-se a golpes de faca, em que o filho acusava o pai de ter sido o seu impiedoso algoz, como capataz numa fazenda de escravos na baixada fluminense, em vida anterior.

            Daí, o perigo das libações alcoólicas entre os membros da mesma família, cujos espíritos ainda primários, acicatados pelas reminiscências pretéritas, podem provocar tragédias e exercerem vinganças inesperadas, quando massacram-se, entre si, marido e mulher, filhos e pais! Nessa emersão psíquica de observação algo freudiana, ainda podem interferir os espíritos desencarnados, malfeitores e adversos do conjunto familiar, que, à última hora, acicatam crimes e tragédias! São acontecimentos nefastos, inexplicáveis pelas razões comuns, em que os infelizes encarnados são movimentados à guisa de verdadeiros marionetes sob os cordéis do mundo invisível. Ademais, além da ação tóxica, e própria do álcool, isso ainda é agravado pela ganância dos industriais inescrupulosos, que desnaturam e falsificam os seus produtos para auferirem maior soma de lucros. O álcool mata, dizima e desonra a humanidade pelos crimes ocorridos nos lares e nas ruas, através de acidentes e das imprudências de todas as espécies; e ainda destrói, lenta e insidiosamente, pela mistura de substâncias químicas nocivas. 68

            68 - Em diversos laboratórios de bromatologia do mundo, têm-se encontrado em uísques falsificados, cachaças rapidamente envelhecidas, cervejas mal pasteurizadas, desde iodo, óxido de ferro, arsênico para curtir as tinturas, chumbo, corantes químicos para artificializar a cor, sódio, potássio para produzir o efeito cristalino dos gins, aspirinas nas cervejas de pasteurização deficiente como acontece nas épocas de Natal, Ano Novo e Carnaval, em que as cervejarias e destilarias não vencem a fabricação.

A VIDA HUMANA E O ESPÍRITO IMORTAL - LIVRO.
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