CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Caminhando na Umbanda!!!

NA UMBANDA, O CAMINHAR É MAIS IMPORTANTE QUE CHEGAR AO FIM DO CAMINHO.

     Os Orixás e os Guias Espirituais nos ensinam a ter paciência, tolerância, perseverança. Isso também vale para a “iniciação” na Umbanda.
     Quando você decidir se “iniciar” em um terreiro, procure uma casa da sua confiança com calma, sem pressa. Lembre-se que depois da sua escolha, você terá ainda que ser escolhido, geralmente pelo Guia Chefe da casa que você escolheu. Tenha humildade. Assim, visite vários templos e veja como se sente. Procure observar se existe harmonia, acolhimento, gente bem intencionada, gratuidade e o exercício da caridade desinteressada. Observe se os dirigentes e os membros do grupo são saudáveis, equilibrados, felizes. Procure se informar, converse, observe, pergunte, dê tempo ao tempo, não tenha pressa. Caso você decida entrar em uma casa que sinta afinidade, tenha menos pressa ainda e verifique se a mesma tem estudo sistematizado. 
     Na Umbanda o aprendizado é lento e vivencial, não basta só o estudo, que por sua vez é indispensável hoje em dia. Na pedagogia do terreiro o aprendizado é demorado, não é o suficiente estar presente assiduamente, há que se vivenciar intensamente para aprender de fato e não devemos pular etapas. Uma religião, no caso a Umbanda, deve entrar dentro de você e ser para uma vida inteira. Muitos entram na Umbanda, em poucos a Umbanda entra. E por fim, conforme nos ensinaram os mais velhos; na Umbanda, o caminhar é mais importante que chegar ao final do caminho

     Caminhemos, avante e para o Alto sempre!!! 
     Que o Cristo-Oxalá nos traga sempre luz e paz em nossos caminhos...
     NP.
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