CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS FUTURAMENTE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

EXISTE FEITIÇO VERBAL? É POSSÍVEL SE ACABAR COM A FOFOCA NO CENTRO DE UMBANDA???




- Sete (7) dicas para se minimizar esta "erva" daninha...A FOFOCA!!!

A FOFOCA pode arruinar com o clima em qualquer ambiente, gerar conflitos e destruir reputações de pessoas e de casas. Enquanto para alguns, fuxicar é um hábito inofensivo, basta o comentário ser negativo que já está se fazendo fofoca. Enquanto se observa e se combate o ato de fofocar como sendo falar mal de alguém, esquecemos que também é tão fofoqueiro quem dá ouvidos a quem fala mal.

Sam Chapman é consultor e autor do livro “A empresa livre de fofoca", voltado para ambientes de negócios, mas que tem orientações que servem muito bem às relações dentro da Umbanda. Confira sete dicas extraídas da publicação e adaptadas as comunidades terreiros umbandistas, que podem livrar o ambiente das fofocas.

1. EVITE SE ENVOLVER
Controlar o que as pessoas ao seu redor falam ou fazem é uma tarefa quase impossível. Não há como conter o fluxo de informação, ainda mais em um ambiente com muitas pessoas. A solução é evitar completamente a fofoca, tanto na hora de transmiti-la como na hora de ouvi-la. O que se fala nos corredores e vestiários deve ser tão vigiado quanto as fofocas fora do templo e salas de conversação das redes sociais, para não cairmos na armadilha da maledicência fofoqueira.

2. ESTABELEÇA UM ACORDO ENTRE TODOS
Não importa se o acordo for formal e escrito, ou descontraído e oral. O importante é combinar algumas coisas com os colaboradores da casa, como por exemplo um REGIMENTO INTERNO. É indispensável ter-se atitude para se interromper os boatos assim que eles forem ouvidos, mantendo-se a harmonia no ambiente do terreiro. Dispositivos formais escritos ajudam bastante a administrar possíveis conflitos interpessoais.

3. DEIXE AS PESSOAS À VONTADE
Disciplina não é ser mudo. Todos precisam se sentir à vontade para compartilhar sentimentos de maneira aberta e honesta, olho no olho. Quando as relações são baseadas na transparência, não há necessidade de fofocar nem de esconder nada. Tem dúvida, procure seu dirigente e converse com ele.

4. COMPARTILHE MAIS EMOÇÕES POSITIVAS
Compartilhar emoções positivas é mais importante do que fazer o mesmo com as negativas. Assim como sentimentos negativos guardados causam incômodo, não dividir coisas boas pode levar ao arrependimento. É como ter perdido a chance de dizer “eu te amo” a alguém querido que não está mais entre nós. Você pode sentir muita afinidade com um de seus colegas sem jamais dizer algo, por exemplo. Compartilhar emoções positivas estimula a criação de um ambiente melhor, mais prazeroso de conviver e livre de fofoca.

5. PENSE ANTES DE FALAR
Nossa memória se baseia no filtro da nossa visão dos fatos, não na realidade. Por isso, podemos ter uma opinião tendenciosa sobre um determinado assunto, como por exemplo enxergar defeitos nos dirigentes, o que deve ser encarado com normalidade, pois são seres humanos como todos os demais. Se um membro ou dirigente da casa fez algo que o incomodou, converse com ele e descreva respeitosamente o ocorrido. Sentimentos são subjetivos e o seu ponto de vista pode ser contestado fraternalmente, fazendo-o rever o ponto de vista equivocado.

6. MENOS QUEIXAS E MAIS SOLICITAÇÕES
Reclamações têm conotações negativas e, por isso, podem virar fofoca. Mas é possível transformá-las em solicitações positivas. Nem todo pedido será atendido, mas as pessoas passarão a prestar mais atenção no que você diz. É melhor pedir algo que o faça feliz do que se lamentar e não tomar uma atitude. Lembre também que o terreiro é feito por cada um de nós, então se queremos algo melhor, é nosso dever, nos empenhar na construção dessas melhorias.

7. MANTENHA O EQUILÍBRIO

Se você sente muita pressão dentro do terreiro e acredita que passa horas excessivas nele, a chance de ficar amargurado e mal humorado é grande, assim reveja sua participação na comunidade, solicitando um tempo de afastamento para refletir. Pessoas descontentes reclamam e fofocam mais e abrem sérias brechas para sintonias inferiores e obsessões espirituais. O equilíbrio entre a vida religiosa e pessoal é essencial para assegurar a disposição e satisfação no trabalho mediúnico. Sem entrega por amor no que estamos fazendo, todo o esforço será em vão aos olhos dos Orixás, Guias e Falangeiros que nos assistem.




FEITIÇO VERBAL

O homem é um espírito ou núcleo espiritual, que centraliza em si todos os tipos de forças imanentes aos diversos planos da vida.
Quando o espírito pensa, ele agita todos os campos de forças que baixaram vibratoriamente até atingir o seu perispírito e o corpo físico; assim, projeta em todas as direções energias benfeitoras ou malévolas, criadoras ou destrutivas, segundo a natureza dos seus pensamentos e sentimentos.
A palavra, portanto, é a manifestação sonora, para o mundo exterior, do sentimento ou pensamento gerado no plano oculto do ser.
A palavra tem força, pois é o veículo de permuta do pensamento dos homens. Consoante a significação, a intensidade e o motivo da palavra, ela se reveste de igual cota de matéria sutilissíma do éter físico, sobre aquilo que ela define.
O enfeitiçamento verbal resulta de palavras de crítica antifraterna, maledicência, calúnia, traição à amizade, intriga, pragas e maldições. A carta anônima e até mesmo a reticência de alguém quando, ao falar, dá azo a desconfiança ou dúvida sobre a conduta alheia, isso é um ato de enfeitiçamento. O seu autor é responsável perante a Lei do Carma e fica sujeito ao “choque de retorno” de sua bruxaria verbal, segundo a extensão do prejuízo que venha a resultar das palavras ou gestos reticenciosos desfavoráveis ao próximo.
Quando a criatura fala mal de alguém, essa vibração mental atrai e ativa igual cota dessa energia das demais pessoas que a escutam, aumentando o seu feitiço verbal com nova carga malévola. Assim, cresce a responsabilidade do maledicente pelo caráter ofensivo de suas palavras, à medida que elas vão sendo divulgadas e apreciadas por outras mentes, atingindo então a vítima com um impacto mais vigoroso do que o de sua força original. O malefício verbal segue o seu curso, pessoa por pessoa, assim como a bola de neve se encorpa lançada costa abaixo!
A mobilização de forças através do verbo é predominantemente criadora (*), é uma ação de feitiçaria de consideráveis prejuízos futuros para o seu próprio autor, pois as palavras despertam ideias e estas produzem a convergência de forças repulsivas que se acasalam à natureza do pensamento e do sentimento tanto de quem fala como de quem ouve.

RAMATÍS, Magia de Redenção (Ed.do Conhecimento).

(*) Vide o capítulo “Ante o Serviço” da obra Nos Domínios da Mediunidade, de André Luis, em que a praga paterna deu origem à paralisia do braço do filho desnaturado.

FONTE: FANPAGE DA AFRAM.
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