CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Médium - servidor ou usuário.

Incorporação é um dos mais de 60 tipos de mediunidade catalogados por Allan Kardec. É um dom sagrado que nos permite relacionar com irmãos espirituais e assim aprendermos com suas experiências de vida. Através da incorporação sentimos o comprometimento espiritual de cada entidade e na entrega de nosso corpo para este encontro sagrado vamos educando nosso caráter e desenvolvendo nossas virtudes. Portanto, incorporação é um dom de SERVIÇO que envolve as partes médium e entidade.  Este serviço sagrado tem a função de despertar, inspirar, moldar a todos que buscam a verdade. Porém muitos médiuns, buscam soluções, fórmulas imediatas para resolverem seus males.

Os médiuns, logo que chegam numa casa de Umbanda querem incorporar, dar passagem às suas entidades, sem antes aprender a servi-lás na função de cambono. Pensam que cambonar é atrasar o seu desenvolvimento mediúnico. Deixam a ansiedade e imaginação serem os estímulos de seus objetivos. Atravessam a mensagem verdadeira da entidade, sem ao menos dar-lhes a chance de conhece-las. É Caboclo que não é flecheiro soltando flecha, é Preto Velho que não usa a fumaça como elemento magístico mas seu aparelho já providenciou o cachimbo, enfim, atropelam literalmente os momentos que deveriam ser encontros sagrados por pura pressa.  Consequentemente se a casa não corrigir estes equivocados comportamentos, estes médiuns distanciarão do verdadeiro compromisso. Serão médiuns vaidosos, arrogantes e usuários da religião. Não estarão dispostos a estudos contínuos muito menos estar à serviço de suas entidades. Pelo contrário, terão posses de suas entidades e tenderão a trabalhar somente com aquela entidade que tem mais afinidade. Não darão oportunidades a outras entidades alegando que “a entidade não deixa outros chegarem”. E neste currículo desastroso acumularão mensagens e comportamentos equivocados pois seu dom esta sendo corrompido pelo seu próprio ego.  Enfim, desvirtuarão totalmente a doutrina da Umbanda, pois serão cada vez mais individuais e interesseiros.

Mediunidade de incorporação não é brincadeira. Nenhuma entidade comprometida com o bem levará seu médium à exposição do ridículo e desvios morais. Entidades de Umbanda trabalham sob a lei da caridade e evolução, com ordem, disciplina e ética.


Mãe Márcia Moreira – Templo de Umbanda Caboclo Pena Branca – 15/07/2014.
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