segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FATO HISTÓRICO RELEVANTE P/ UMBANDA: o Caboclo das Sete Encruzilhadas autorizou o uso de atabaques e rito de Exu.



Quando introduzi os atabaques em nossas sessões de caridade pública, uma boa parte da nossa assistência deixou de vir ao Triângulo, enquanto uma parte maior começou a frequentá-lo por gostar dos cânticos acompanhados de tambores. Assim como aconteceu quando introduzimos as imagens dos orixás africanos como elemento de rito, fomos classificados preconceituosamente de “macumbeiros” por algumas pessoas. Outros disseram que nós estaríamos contrariando as normas de culto ditadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, que não preveria atabaques, só cânticos e palmas.

Inclusive fizemos um vídeo a este respeito:


Não foi fácil persistir e sermos fiéis a nossa vivência mediúnica, pois escutávamos os tambores no Astral e vez que outra enxergávamos portentosos africanos nagôs tocando-os.


Então, ao escutar alguns DVDs que tenho emprestado comigo, especificamente TODO MUNDO QUER UMBANDA - de Pedro Miranda, um ícone da Umbanda, atual dirigente da TENDA ESPÍRITA SÃO JORGE, fundada a mando do Caboclo das Sete Encruzilhadas, fazendo parte das Sete Tendas que foram ordenadas a fundação em 1918 por esta entidade luminar. Ocorre que a Tenda Espírita São Jorge, tendo o Sr. Severino Ramos (médium entre outras entidades de EXU TIRIRI) como fundador, sacerdote formado na Tenda Nossa Senhora da Piedade, foi a primeira das Tendas fundadas pelo C7E a ter sessões de EXU e a utilizar-se de ATABAQUES DESDE A SUA FUNDAÇÃO EM 1935, em conformidade ao consentimento e autorização do próprio Caboclo, que era de fato o diretor espiritual de todas as tendas. O Sr. Pedro Miranda é o principal representante hoje vivo da Umbanda que conviveu diretamente com Zélio Fernandino de Moraes

Segue  os dados históricos que está na contracapa do DVD:


Mantive-me fiel a minha mediunidade e as orientações do Mentores Astrais e fiquei muito feliz com estes fatos históricos e de ter a confirmação que nunca contrariamos as normas de culto do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Divido com todos minha alegria,
Muita paz, saúde, força e união.
Norberto Peixoto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics