CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS FUTURAMENTE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Quem nunca sentiu ansiedade?

                            
          Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã, cuidará de si mesmo. Basta a cada dia, o seu mal.

          Psicologicamente, este convite de Jesus nos chama a atenção a uma questão muito comum nos nossos dias, que é a ansiedade. Vivemos numa época em que este problema nunca foi tão grave. Uma das causas da ansiedade é a tentativa de controlar o tempo, especialmente o tempo futuro.
Podemos ter em relação ao tempo, três posturas: Pós-ocupação; preocupação; ocupação.


            Pós-ocupação: Centrada no passado. Está relacionada com a lamentação em relação aquilo que passou. Gera culpa; angústia, por ter agido de forma equivocada no passado. Assumimos uma atitude de irresponsabilidade pela condução de nossa vida. Ficamos lamentando pelas atitudes do passado, sem, contudo, corrigi-las.

       Preocupação: Centrada no futuro. Geralmente nos preocupamos negativamente, fantasiando ocorrências do futuro com características sombrias e negativas, produzindo o pessimismo. Criamos expectativas maiores que as nossas possibilidades de realizá-las, gerando um falso otimismo.

           Não precisamos nos preocupar, despendendo energia, tentando controlar um tempo que ainda não ocorreu. O futuro é o vir a ser, portanto incontrolável.  A maioria das pessoas oscila entre pós-ocupação e a preocupação. Lamentamos pelo que aconteceu e tentamos projetar os resultados dos acontecimentos negativos do passado, no futuro, preocupando-nos com o fato daquele resultado negativo vir a ocorrer novamente, gastando muita energia que poderíamos utilizar no momento presente.

         Ocupação: Centrada no presente. Gera resolução de conflitos e problemas. O indivíduo utiliza toda a sua energia refletindo na melhor maneira de superar os obstáculos que surgem no momento que eles aparecem.  Podemos nos ocupar com o passado refletindo, e tirando dele um aprendizado.  Podemos também nos ocupar com o futuro , planejando , estabelecendo metas a serem cumpridas.

      O problema não é pensar no amanhã, é pensar no mal de amanhã.

     Jesus nos chama a atenção para os pensamentos negativos, geradores de ansiedade, que turbam o nosso coração e nos tiram a paz, ontem, hoje ou amanhã.  

      Como só podemos viver verdadeiramente, o tempo presente, após termos planejado as ações, em relação ao futuro, necessitamos passar a cumpri-las, concentrando todo nosso esforço em ações positivas no aqui e agora. Com esse procedimento estaremos nos concentrando no bem do dia de hoje, transmutando o seu mal para que procedamos bem amanhã.

Do Livro: Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus; Capítulo 06. 
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