CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O poder transformador de Obaluayê - Orixá Regente de 2013.


       Estamos no final de 2012. Ás portas de mais um ano, de mais um ciclo, que deve ser marcado pelo poder transformador, para todos nós umbandistas espíritas cristãos, nessa nossa trajetória pelos caminhos dessa encarnação em busca da iluminação, da evolução, da maturidade e, portanto, da Paz, do Equilíbrio e da Harmonia de vida. É sempre momento de refletirmos, debruçados na janela da esperança, sobre o ano que entra, regido pelo amado Orixá Obaluayê, sobre o nosso andar, á luz do Evangelho de Jesus que nos é aberto através da nossa Umbanda querida. Ela, a Umbanda Espírita Cristã, é para nós que a praticamos como religião, instrumento que nos proporcionará o avanço nessa caminhada. A Umbanda desce de Aruanda (Plano Espiritual) sob os auspício de Jesus e iluminada pelo Santo Evangelho, de forma pura e santa. Infelizmente, no meio humano sofre os desvios de sua rota tranquila, quando a mão humana, mancomunada com as sombras, convenientemente a deturpa. Muita luta aconteceu durante esses anos em que a Umbanda, que faz 104 anos de fundada, busca refletir a Luz Divina sobre a fronte daqueles que dela se acercam. Infelizmente nem todos se deixaram iluminar com os reflexos de seu esplendor, muitos se perderam no caminho e hoje atiram seus dardos envenenados contra a religião e contra as casas em que estiveram, justamente por que essa casa, fincada na fé da religião e no seu axé, não cedeu às sua  quimeras humanas.

      Obaluayê regerá este ano e, portanto, a palavra chave será a transformação. Transformação necessária á evolução do espírito. Transformar é mudar. Mudar valores, mudar pensamentos, mudar emoções para que, como consequência, haja a mudança de nossas emoções e a saúde do espírito e do físico que ocorre como transformação salutar do nosso ser caminhante. Como médiuns, adeptos, frequentadores e leitores do Cruzeiro da Luz, devemos buscar  pensar, agir e vibrar de acordo com essa afirmação. Que seja um ano de grandes mudanças em nossas vidas, salutares porque provocadas por nós mesmos a partir da consciência e adesão ao Bem, ao legado Espiritual, á Interação com o Evangelho de Jesus. Só a consciência esclarecida (pela verdade evangélica, principalmente) dignifica e dá valor ao homem. Que seja um ano de batalhas, sim, um ano onde as demandas (lutas) interiores serão vencidas, uma a uma, pelo nosso acatamento à mensagem transformadora do Senhor da Transformação e Evolução. Transformação consciente e esclarecida que muda o estado de sombras em estado de luz, estado de ignorância em estado de esclarecimento, estado de medo e angústia em estado de coragem e destemor, colocando-nos com o conhecimento de Oxossi e a espada da lei de Ogum, como transformadores da nossa sociedade interna e externa, em face de nossa ação contra a inverdade, contra a hipocrisia, contra a maledicência, a omissão, a preguiça, a inércia, contra a índole distorcida associada às trevas.
      Por meio da doutrina Umbandista Espírita Cristã o plano espiritual vem nos mostrar a verdadeira face da vida. Mas, com o “declínio personal” do ser humano, muitos que estão inseridos nela insistem em trazer para seu seio suas carências, suas frustrações, seus conchavos, suas neuroses e traumas, não se renovando, não tentando melhorar, mas querendo transformar os centros, templos e terreiros em quintais pessoais de seus bel prazeres, supostamente convenientes e egóicos, fugindo, assim, da ação vibrada de Obaluayê com seu poder transformador realizado á luz do amor, submetendo-se á Lei Justa, onde a ação desta vibratória nos atinge por meio do poder transformador e reeducador do Carma.
      No Cruzeiro da Luz, por meio de seus médiuns e Guias esse convite constante à transformação consciencial e comportamental se dá sempre sob a Luz do Evangelho de Jesus, Mensagem de Amor e Paz.  O poder transformador de Obaluayê, na ação sobre a evolução da Terra e dos seus espíritos habitantes vai ocorrer sempre como um ditame da Lei, seja pela consciência esclarecida e decidida, cujo comportamento está eivado de doçura e firmeza, como é Jesus, ou será pela dor e imposição legal diante do inadiável convite ao crescimento e à evolução, o que ocorrerá sob o guante da Lei. Tudo sempre será fruto do nosso compactuar ou não com a ação divina em nossas almas, o que dará vazão a aplicação da Lei Divina, seja em forma de carma reeducador e imperioso ou de Dharma equilibrante e harmonioso, o certo é que a aplicação da Lei pelo amor ou pela dor é implacável. O Exu Malandrinho do Cruzeiro das Almas nos ensina que o "tempo não tem tempo mas o tempo é implacável", ou seja, esse tempo e essa implacabilidade é a Lei que se aplicará e ajustará as contas de todos que devem.
      Esse é o Plano Espiritual que a tudo vê, e a tudo acompanha como Prepostos Divinos responsáveis pela evolução, criação, manutenção e transformação do Planeta Terráquio e seus habitantes, como diz o mesmo Exu Malandrinho, "você pode enganar ao mundo inteiro, mas não consegue enganar sua consciência e ao Plano Espiritual".
        E salve a Umbanda!... Salvemos a Umbanda dos falsos umbandistas, dos falsos espíritas, dos convenientes de plantão mancomunados com as sombras!
      Vivamos o ano que marcará a presença manifestante da Vibração transformadora de Obaluayê e aproveitemos a graça da religião de Umbanda a nós outorgada, realizando nela o ideal do Caboclo das Sete Encruzilhadas, a de ser "A manifestação do Espírito para a caridade"! E, como ele mesmo dizia que para ele não haveriam caminhos fechados, para o Cruzeiro da Luz, Templo Umbandista, sob a regência do Caboclo Ventania de Aruanda e de seu Dirigente encarnado, o Pai Valdo, como o é relativo a todo Templo realmente Umbandista sob a égide de Jesus, também não terá impedimentos para seu trabalho de libertação. E na retaguarda, assim como na frente e ao lado, está sempre o “fiel escudeiro”, o Exu Guardiã, no nosso caso o fiel Exu Malandrinho com sua equipe de Exus em defesa do bem, afastando o mal e destruindo-o, ensinando-nos que "o mal por si mesmo se destrói"!
       Pelos frutos se conhece a árvore. Realmente deixemos Obaluayê transformar nossas vidas para melhor, nos abrindo ao esclarecimento doutrinário e  evangélico sadio, lutando à luz do evangelho contra nossas inferioridades, para que possamos usufruir dos frutos da paz e da alegria: “Eis que vos dou a minha paz, não como o mundo a dá, pois a paz que vos dou permanece para sempre”.

             Pai Valdo (Sacerdote Dirigente do T. E. do Cruzeiro da Luz)

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