CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Foi noite de amaci


       
         Ontem a noite tivemos o nosso segundo Amaci anual, conforme determina o calendário litúrgico do Triângulo da Fraternidade. Importante ritualística para fortalecimento do tônus anímico-mediúnico do complexo médium-entidade-orixá. O fundamento do rito exigiu uma preparação metódica que  consistiu na colheita das folhas e coleta da água direta da fonte da natureza (sem manipulação ou beneficiamento para consumo humano); lavagem, desfolhamento, maceração em 2 pilões, separação do sumo das folhas e, finalmente, disposição dos elementos no abaçá seguido da respectiva consagração propiciatória. O assentamento vibratório  das energias (prana ou axé vegetal) manipuladas requereu 24 horas de descanso para a adequada aplicação do ritual do Amaci na noite de ontem. Segue a letra do belíssimo ponto cantado durante a lavagem das cabeças:

A todos que olham
A todos que estão aqui (2x)
Muita atenção
Hoje é noite de amaci

Filhos de fé
Respeitai o pano branco
Babalaô preparou seu banho Santo
Filhos de fé respeitem meu Pai do Congá
Dentro da Lei vem saldar seus Orixás

Saravá Exu
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar a encruzilhada

Saravá Ogum
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar sua espada

Saravá Oxossi
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar suas matas

Sarava Xangô
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar sua machada

Saravá Omulu
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar suas palhas

Saravá o Tempo
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar sua hora

Saravá Iansã
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar sua ventania

Saravá Obá
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar sua coroa

Saravá Oxum
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar a cachoeira

Saravá Oxumaré
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar o arco-íris

Saravá Nanã
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar sua fonte

Saravá Yemanjá
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar suas águas

Saravá Oxalá
Tenho a cabeça lavada
Fiz meu batismo na Umbanda
Hei de louvar seu Alá
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