quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Descoberto novo planeta

Cientistas anunciam descoberta de planeta com possibilidade de abrigar vida

HD 85512 b fica a 36 milhões de anos-luz da Terra e tem chance de ter água na forma líquida

Cientistas do Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory - ESO) anunciaram a descoberta de um novo planeta que poderia abrigar vida. Batizado como HD 85512 b, estaria localizado a 36 milhões de anos-luz da Terra, tendo uma massa 3,6 vezes maior do que o nosso planeta. A publicação do ESO informa que o planeta está situado em uma "zona habitável".  A constatação é baseada no fato de ele estar em torno de uma estrela semelhante ao Sol — da constelação de Vela.

Segundo os cientistas, se as condições forem adequadas, o HD 85512 b pode ter água sob a forma líquida.

— Este é o planeta de menor massa descoberto pelo método das velocidades radiais que se encontra potencialmente na zona de habitabilidade da sua estrela — explicou a especialista Lisa Kaltenegger, do Instituto Max Planck e Harvard Smithsonian Center for Astrophysics.

O novo planeta é um dos 50 recentemente descobertos pelo ESO usando o potente telescópio Harps. Desses, 16 foram classificados como "Super-Terras", que é como se chamam os planetas com massas entre uma e dez vezes a da Terra, mas não tão grandes a ponto de se tornarem inabitáveis.

Os cientistas acreditam que estão mais perto de encontrar planetas parecidos com a Terra próximos a estrelas do tipo "Sol".

— Entre 10 e 20 anos deveremos ter uma primeira lista de planetas potencialmente habitáveis — explicou o líder do estudo, Michel Mayor, da Universidade de Genebra.

As novas descobertas foram anunciadas em um congresso científico internacional sobre Sistemas Solares Extremos, que juntou 350 especialistas no Wyoming, Estados Unidos e serão publicadas na revista científica especializada Astronomy & Astrophysics.


Fonte: Zero Hora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics