CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O ensino da religião: conciliando estudo e tradição

"Todo o escriba instruído no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que do seu tesouro tira moedas novas e velhas."  
Jesus



"A harmonia no método pedagógico de Jesus amansa os antagonismos e concilia os ensinamentos da modernidade com as tradições antigas, direcionando as consciências para um exercício  fraterno e amoroso de mediunismo com o Cristo."  

          "Podeis definir "ensino da religião" como um método educativo das mais diferentes formas e com parâmetros diversos. Em se tratando de seu objetivo final, todas as definições convergem para o desenvolvimento pleno do sujeito humano na sociedade. É neste ponto que um método sistematizado de ensino  de uma religião  mostra a sua essência fundamental, qual seja conduzir o   homem para adquirir seu estado de realização integral. Indispensável para se alcançar  tão elevado cume consciencial o ensino e a vivência de uma religião, eis que quando se busca entender a questão da transcendência, a que podeis denominar Deus - o Eterno Incriado -, associada com a prática religiosa espiritual, encontram os espíritos humanizados respostas às perguntas fundamentais que todos se colocam diante da vida: donde venho, o que faço aqui e para onde vou."
           "Um método de ensino da religião deve ser pluralista para a indispensável educação e interiorização da religiosidade que conduz à percepção do Sagrado sob variados prismas de compreensão e daí ao passaporte de entrada ao "Reino de Deus". Vale observar a necessidade de se superar uma posição monopolista e proselitista, para que haja uma autêntica educação da religiosidade inserida na essência da Umbanda, que é a sua universalidade convergente. Os umbandistas, cidadãos e espíritos  do Além unidos através da mediunidade, oriundos de diversas tradições religiosas que existiram ao longo das vidas humanas na crosta imantadas pelas reencanações sucessivas, encontram na religião Umbanda um ambiente fraterno e amoroso para conviverem harmoniosamente, qual diversidade de pássaros voando em uma mesma floresta em dia ensolarado mas que ao cair da noite cada espécie encontra abrigo em seu próprio ninho."
          "Jesus, tendo sido o maior pedagogo das almas, sublime psicólogo e instrutor inigualável, serve de modelo para que consigueis internalizar as verdades cósmicas no estudo da religião na Umbanda, todavia sem impordes nenhuma falsa união pelas igualdades ou dissenções pelas diferenças - assim como o amarelo não é o azul e o verde  não é o vermelho, todas as cores se encontram no branco, não por acaso a cor predominante das vestimentas rituais umbandistas. A harmonia no método pedagógico de Jesus amansa os antagonismos e concilia os ensinamentos da modernidade com as tradições antigas, direcionando as consciências para um exercício  fraterno e amoroso de mediunismo com o Cristo."  





         
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics