CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

O CURSO FOI PROVISORIAMENTE SUSPENSO PELO RECESSO CORONAVÍRUS. REMARCAREMOS EM BREVE E TODOS OS INSCRITOS TEM SUA VAGA GARANTIDA.


CURSO UMBANDA PÉ NO CHÃO COM NORBERTO PEIXOTO.

- PRESENCIAL E GRATUITO.

O curso objetiva transmitir aos participantes uma consciência espiritual, dentro da tradição de oralidade da Umbanda de raiz; presencial, de boca a orelha. A palavra verbalizada é fundamento, conduz axé e um fluxo de consciência do espiritual para o material, do orientador para os “alunos”.

INÍCIO: dia 18 de março de 2020, encontros semanais, toda quarta-feira, com DURAÇÃO de 8 a 10 semanas.

HORÁRIO: das 20 h e 00 min às 21 h e 30 min (o portão de entrada abre às 19 h e 30 min).

LOCAL: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

Rua Barão de Tramandaí, nº 23 – Passo d’Areia

Porto Alegre – RS

INSCRIÇÕES: somente 30 vagas e as inscrições serão presenciais em dia de Gira, na secretaria do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, às sextas-feiras à noite, a partir do dia 28/02/20. Não faremos inscrições por email ou WhatsApp. É pré-requisito comparecer, se fazer presente para se inscrever. As aulas não serão gravadas nem transmitidas ao vivo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

As aulas serão dinâmicas – o primeiro tempo de sustentação oral pelo facilitador e o segundo interativo com perguntas e respostas. Não utilizaremos recursos audiovisuais e não concederemos certificado. Os conteúdos estão no livro UMBANDA PÉ NO CHÃO. Recomendamos a leitura do livro para melhor aprendizado de cada aula, conforme o programa a seguir:

Origem e história da Umbanda: advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Estrutura astral do movimento umbandista

O que são Orixás, Guias e Falangeiros

Formas de apresentação dos espíritos

As linhas de trabalho

As firmezas e tronqueiras

O cruzeiro das almas

A Curimba, os cantos e os toques – a música sacra de terreiro

Os preceitos

As consagrações

A convergência universalista da Umbanda

As influências e diferenças dos cultos africanos, da pajelança indígena,

do catolicismo e do espiritismo

O axé através da mediunidade;

Estrutura energética do homem, Carma e regência dos Orixás

Finalidade dos amacis e banhos de ervas

A importância do ritual, o espaço sagrado nos terreiros e sua diversidade de culto

O transe nos terreiros

A incorporação consciente

As diferenças ritualísticas e a formação da consciência umbandista

A união nas desigualdades; Religião, filosofia, ciência e arte

A magia na Umbanda; as dimensões física, etérica, astral e a movimentação

mediúnica de energias entre elas;

O fundamento dos elementos e dos condensadores energéticos: ar, terra, fogo e água, álcool, ervas, a fumaça, o som; as guias; os pontos riscados; a pólvora; as oferendas; a água;

Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor,

transformador e alimentador)

A sessão de caridade;

O preparo

O desenvolvimento mediúnico

O que se aprende nas sessões de desenvolvimento?

Os passes e aconselhamentos espirituais

Por que os Orixás não incorporam?

A desobsessão na umbanda

O que sãos Orixás?

Os sítios vibracionais dos Orixás

Alguns tipos psicológicos associados aos Orixás; Oxalá, Yemanjá, Xangô, Ogum, Iansã, Oxum, Oxossi, Nanã Buruquê, Omulu.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2011 pela Numerologia Pitagórica

Pitágoras nasceu em Samos, uma ilha do mar Egeu, aproximadamente em 570 a.C.. Por volta de 531 a.C., fundou em Crotona, na Sicília, uma associação de caráter filosófico, ético e político.
 
        Os números tão usados pelos céticos racionalistas adeptos das ciências exatas, para quem 1+1 é igual a 2, também possui o seu lado subjetivo e simbólico  e é uma ferramenta do auto conhecimento. Sendo assim tem um lado ciência, já que tem uma metodologia sistemática na sua aplicação, para desvendar, revelar um significado interno de um resultado onde existe uma vibração e sintonia, pelo fato de um nome, letra, número ter um valor vibracional, que leva a uma tendência energética. Neste caso, uma palavra VIBRA, de acordo com um número numa escala de 1 até 9 e um número possui um valor VIBRACIONAL. Na Wikipédia encontramos essa definição:

"Numerologia é o estudo das influências e qualidades místicas dos números. Segundo a numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma vibração ou essência individual e indicaria tendências de acontecimentos ou de personalidade, apesar de não haver qualquer evidência científica de que os números apresentem tais propriedades.

       Existem diversos sistemas numerológicos, dentre eles o indiano, o japonês, o cabalístico e o caldaico. No ocidente, predomina a chamada Numerologia Pitagórica, embora diversos pesquisadores apontem a inadequação do termo, dentre várias razões porque este sistema não trabalhava com o alfabeto latino.
       A história dos números é vasta. Já os pré-históricos demonstravam, por meio de desenhos, a noção de número como quantidade. Certamente os primeiros números foram contados nos dedos das mãos, posteriormente com outros acessórios, como as pedras (donde os vocábulos calcular e cálculo). Por volta de 3.000 a.C. os sumérios apresentavam um sofisticado sistema de horas com 60 minutos cada e com minutos de 60 segundos cada. Tal sistema foi posteriormente aperfeiçoado por babilônios e caldeus. Estes, aliás, já se utilizavam da Numerologia e da Astrologia fazia milhares de anos.
       Pitágoras nasceu em Samos, uma ilha do mar Egeu, aproximadamente em 570 a.C.. Por volta de 531 a.C., fundou em Crotona, na Sicília, uma associação de caráter filosófico, ético e político. Faleceu em Metaponto, entre 496 e 497 a.C.. Em suas viagens, teve contatos com diversas correntes religiosas e/ou espiritualistas, o que certamente influenciou sua visão ecumênica da divindade, de modo a ter respeitado a orientação religiosa de cada aluno. As rigorosas práticas pedagógicas de Pitágoras (reais ou "mitológicas") apresentavam-se por processos de iniciação e aprovação dos discípulos) e devem ser consideradas no contexto esotérico iniciático da Antiguidade. De qualquer maneira, a essência do sistema pitagórico envolvia o estudo da Aritmética, da Geometria, da Música, da Astronomia e dos antepassados do discípulo, assim como de seu equilíbrio emocional e comportamental. Em linhas gerais, para Pitágoras, a evolução é um caminho natural da vida, assim como o número, carregado de simbologia, representa a lei do Universo.
       Alguns pesquisadores chegam a negar a existência de Pitágoras "pessoa física", assim como acontece com Homero. Entretanto, a doutrina dita pitagórica existe, independentemente de ter sido codificada por mais de um estudioso, chamado ou não Pitágoras, ao qual nós temos absoluta convicção que foi e é verdadeiro.
        Embora ao longo da História, tenha havido uma série de alterações de calendários, datas etc., isso não invalida a Numerologia Pitagórica enquanto ciência do estudo das vibrações numéricas, uma vez que os números representam arquétipos. Além disso, como o mundo astral/espiritual reflete-se no mundo físico, os registros individuais e coletivos, ainda que, muitas vezes e infelizmente ordenados de maneira arbitrária e violenta, permitem ao ser humano conhecer mais a si mesmo e à organização do cosmos. Nesse sentido, embora o planeta não tenha apenas dois mil e poucos anos, como estamos no terceiro milênio, para calcular a vibração "geral" do ano novo, deve-se, considerar-se a vibração 4, correspondente à redução de 2011 (2 + 0 + 1 + 1) - veja na tabela baixo os atributos e aspectos negativos do número 4 e dos outros. O mesmo vale para os registros individuais, que envolvem diversos cálculos, os quais, quando combinados, constituem os chamados Mapas Numerológicos Pessoais.
       O estudo da Numerologia não se presta a sustentar nenhuma forma de determinismo e/ou fatalismo. Ao contrário, oferece elementos para, conforme o livre-arbítrio, facilitar e promover a evolução, mediante uma vida mais equilibrada e harmoniosa.

O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS:
1 (UM):
O que lidera, inicio, força,liderança, individualidade, independência. Principio ativo masculino e positivo. Como lado negativo, pode levar a prepotência, solidão, egocentrismo, orgulho e autoritarismo. Como características  positivas: Pioneirismo, iniciativa, liderança, audácia, autoconfiança, positivismo.
Missão a cumprir: Evitar ser egoísta e autoritário.
2 (DOIS):
O que colabora. Cooperação, dualidade, amabilidade. Principio passivo, feminino, negativo, completa o número 1.Moldável, adaptável, conciliador, pacificador, é o equilibrio.  Características Negativas: Timidez, medo, indecisão, dualidade, dúvida, dependência.
Características Positivas: Modéstia, paciência, diplomacia, solidariedade, amabilidade, conciliador.
Missão a cumprir: Evitar a dependência excessiva, desenvolver o espírito cooperativo
 
3 (TRÊS):
O que comunica. Expressão, comunicação, criação.
Representa o relacionamento com o mundo exterior. Após a individualidade, a união com o dois, surge a interação com sociedade.Extrovertido dono de grande magnetismo pessoal, promove o desenvolvimento de todos ao seu redor, alegria, entusiasmo,faz com que tudo pareça possível.  Constitui a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza.Associado ao 6 favorece as criações artísticas. Ao 9 ganha força nas artes literárias.
Características Positivas: Otimismo, bom gosto, talento, comunicação, sociabilidade.
Características Negativas: Exibicionismo, superficialidade, espírito fofoqueiro, mentiras, conflitos, solidão.
Missão a Cumprir: Abrir-se para o mundo, ser criativo, procurar expressar-se.

4 (QUATRO): O NÚMERO DE 2011
O que realiza. Palavra chave: ação, estabilidade, firmeza, segurança e conservadorismo. O quatro é o símbolo da lei da ordem. Manifestação do lado racional, é representado pelo quadrado. Por um lado a dureza, que compensa com a estabilidade, segurança.Para construir é preciso valer-se de sua força e poder. Desenvolve o senso prático, a autodisciplina. A defesa das tradições, e um certo conformismo.
Características Positivas: praticidade, espírito construtor, lealdade, organização, franqueza, cautela, trabalho, resistência, amor a tradição.
Características Negativas: rigidez, conformismo, avareza, apego ao passado.
Missão a cumprir: Não se deixar oprimir pelo trabalho e pelas responsabilidades.

5 (CINCO):
O que é livre. Palavra chave: Liberdade, evolução, curiosidade, aventura.
O cinco representa a versatilidade somente alcançada por aqueles que não têm compromissos e sempre podem se lançar em direção a novas oportunidades. De espírito aventureiro, acumulam experiências e possuem conhecimentos sobre uma boa gama de assuntos, mas não se especializam em nada. Com um magnetismo pessoal, atraem pessoas do sexo oposto. Gostam de se por em movimento , adoram viagens. Provocam mudanças por onde passam e também aceitam com a mesma facilidade que as promovem.
Características Positivas: Entusiasmo espírito empreendedor e aventureiro, versatilidade, liberdade, sensualidade, viagem, mudança.
Características Negativas:Irresponsabilidade, inquietação, infidelidade, falta de objetivos, ímpeto que não leva a nada.
Missão a cumprir: não fazer uso inadequado de sua liberdade pessoal; aceitar mudanças.

6 (SEIS):
O que concilia.Harmonia, equilíbrio, verdade e justiça. O seis sintetiza as responsabilidades sociais e familiares. almeja casar, ter uma família. O seis emana vibrações artísticas e domésticas. Representa a busca de um lar, uma família e uma entrega a sua comunidade.
Características Positivas: espírito conciliador, generosidade, estabilidade, idealismo, preocupação com o lar, a comunidade, companheirismo.
Características Negativas: acomodação, espírito de mártir, complicações no casamento, cobranças excessivas.
Missão a cumprir: aprender a aceitar as coisas como são. Cuidar da relação sem ciúmes, buscar o equilíbrio antes da perfeição
7 (SETE):
O que pensa. Palavra chave: análise, investigação, lógica e misticismo, reflexão. O sete relaciona-se com a sabedoria, reflexão, busca de outras respostas além daquelas oferecidas, meditação, descanso, paz interior.
Características Positivas: sabedoria, tranquilidade, introspecção, intuição, poder de análise, meticulosidade, lógica e investigação
Características Negativas: desligamento, melancolia, solidão, perda do sentido da vida, falta de objetivos.
Missão a cumprir: refletir, buscando o saber dentro de si.

8 (OITO):
O que tem poder. Palavra chave: Poder, responsabilidade, riqueza material, reconhecimento. Depois de encontrar respostas, é hora de colocar em movimento. Busca o poder, o prestígio, o lado material da vida. Movido por uma ambição legítima, torna-se um guerreiro, lutador, um perseverante, baseado no senso ético, na justiça, busca a vitória pessoal através do enriquecimento.
Características Positivas:Poder, eficiência, prestígio, sucesso, riqueza, perspicácia, saber, compreensão, autoridade, justiça e verdade.
Características Negativas:ambição excessiva, sede pelo poder, materialismo desenfreado, intolerância, arrogância, desonestidade.
Missão a cumprir:Usar corretamente o dinheiro e o poder, pautado no senso de justiça. Não negligenciar o dinheiro e as coisas materiais.


9 (NOVE):
O que compreende. Palavra chave: Realização, universalidade, abnegação, compaixão. O nove representa a realização total do homem com todas as suas aspirações atendidas e seus desejos satisfeitos. Ele é capaz de dedicar-se ao amor universal, incondicional por tudo e por todos. Busca a perfeição.
Características Positivas:Amor universal, paciência, tolerância, fé, generosidade.
Características Negativas:Sacrifício, fracasso, solidão, fim, decepção, fanatismo.
Missão a cumprir: Ter em mente que a finalidade do ser humano é desenvolver o amor universal, a compreensão e a compaixão.


OS NÚMEROS MESTRES:
Esses são números repetidos entre 1 até 100, tem a conotação de realçar aspectos positivos e negativos de um número antes dele ser reduzido. Por exemplo se uma soma chegar a 11 = 2, teremos na leitura mais riquezas de interpretação e precisão. Dentro desses os mais inspiradores, criativos considerados pelos estudiosos são 11, 22, 33, 44. Até porque a soma de letras de nomes que atinjam somas acima de 55 são raras.
11 (ONZE): O idealista
Características Positivas: Idealismo, intuição, poderes extra-sensorial, paciência, misticismo
Características Negativas:Fanatismo, pragmatismo, cinismo, charlatanismo, preguiça, desonestidade.

22 (VINTE E DOIS): O construtor do Mundo
Características Positivas:Espírito empreendedor, raciocínio lógico, lealdade, perspicácia, otimismo e generosidade.
Características Negativas:cinismo, vaidade exagerada, pessimismo, não conclusão de seus projetos, complexo de inferioridade.

33 (TRINTA E TRÊS): O líder
Características Positivas: Controle emocional, idealismo, capacidade de comando, planejamento, visão para o futuro.
Características Negativas:Negativismo, depressão, violência, excentricidade, futilidade, frieza.

44 (QUARENTA E QUATRO): Eficiência em pessoa.
Características Positivas: Facilidade de expressão, poder, controle mental, projetos voltados para o bem da humanidade, capacidade de ocupar cargos públicos.
Características Negativas: Mau uso de suas habilidades mentais, apossar-se  de idéias alheias, um certo grau de psicose.

55 (CINQUENTA E CINCO): Canal da Força Vital
Características Positivas: Contato com planos superiores, iluminação dom da cura.
Características Negativas:Descumprimento do Karma, autopiedade, sentimento de vítima, falta de perspectivas futuras.

66 (SESSENTA E SEIS): O amor incondicional.
Características Positivas:auto-realização, capacidade de amar, libertação do karma, criação.
Características Negativas:ciúmes, egoísmo, sentimento de posse, negação e repressão do amor.

77 (SETENTA E SETE): O discernimento
Características Positivas: discernimento, capacidade de aceitar mudanças, sucesso, liberdade.
Características Negativas:melancolia, pensamentos conflitantes, sentimento de cobrança.

88 (OITENTA E OITO): A busca da Perfeição.
Características Positivas: Sabedoria, persistência, perfeccionismo, eficiência, coragem ilimitada, reflexão.
Características Negativas:conflitos, dificuldades, desânimo, ante as adversidades.

99 (NOVENTA E NOVE): O altruísta
Características Positivas: atividade, caridade, despojamento, auxilio aos carentes.
Características Negativas:ingenuidade, espírito de sacrifício, falta de senso crítico.

Fontes de pesquisa:
Camaysar, Rosabis, Numerologia, Pensamento.
Cissay, MOnique - Numerologia- A importância do Nome no seu Destino, Pensamento
Dodge, Ellin - Numerologia - Guia Completo da Arte e Ciência dos Números.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics